META - PARAR DE ROER UNHAS

Roer unhas é uma coisa que faço desde que me entendo por gente.
Já é um meio automático, nem sei que estou coma mão na boca, como posso dizer... é um ato involuntário. Já faz parte da minha vida assim como pentear os cabelos, comer, tomar banho, dormir.
Mas, por mais que eu não me incomode com a estética de minhas unhas roídas, resolvi colocar a meta de parar de roer, pq esse hábito está ligado a minha falta de controle emocional.
Cristina Cairo (1999, p. 118), em seu livro Linguagem do Corpo explica a relação do ato de roer unhas com o lado emocional:

As unhas são cascos de proteção de nossos dedos e simbolizam aqueles que nos protegem (nossos pais). Pessoas que roem unhas estão, inconscientemente, querendo dizer que têm raiva de um dos pais. [...] Normalmente se diz que pessoas que roem unhas são nervosas e estão sempre inquietas: é porque estão guardando ressentimentos profundos pela educação recebida e os transferem para seu consciente na forma de insatisfação, ansiedade, depressão e raiva de coisas insignificantes do dia-a-dia.

Bom... faz sentido total comigo, pois sempre tive uma educação muito rígida, regrada demais e cheia de desconfiança, quando criança não conseguia ver minha mãe como amiga e sim como um ditadora.
Além disso, sofri muita discriminação na escola, por ser feinha, magrinha, cabelos rebeldes. Só eu e Deus sabe o que sofri. Então penso que transferi tudo isso para roer minhas unhas, que funcionava e ainda funciona como uma chupeta de neném, sabe quando o neném tá estressado, chorão? a chupeta acama! Assim roer unhas me acalma.
O relacionamento com minha mãe até hoje é conflituoso, cheio de altos e baixos, a amo muito, mas não dá para dialogarmos muito.
O lance de roer unhas vem até hoje em qualquer momento, se estou ansiosa, nervosa, se estou assistindo um filme interessante e por aí vai. É a minha chupeta!

Então se quero mudar por dentro, com certeza esse hábito de roer unhas terá de sumir. Confesso que essa será a meta mais difícil de cumprir, mas vou conseguir e terei  6 meses para  minhas unhas ficarem assim:








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. ola vou te dar uma dica mantenha as unhas pintadas, e toda vez que sentir vontade de roer simplesmente tire o esmalte, ah use esmalte escuro, pois assim com o tempo olhara para as unhas e lembrara que ao tirar o esmalte elas ficarao feias e vc tera que tirar o resto de esmalte e pintar, ah se puder tome o pantogar é otimo para as unhas e cabelos

    ResponderExcluir

LEIA TAMBÉM!